Projetos Nacionais
Os projetos nacionais proporcionam aos alunos ter acesso a uma realidade mais ampla, fazendo com que entendam problemas e oportunidades em diferentes partes do país. Estes projetos têm o poder de criar um sentimento de pertença e de responsabilidade coletiva numa escala maior, além de possibilitar o intercâmbio de experiências com alunos de outras regiões.
Participação no Projeto Academia Digital para Pais, enquanto iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, dos jovens do Ensino Profissional da EFTA, frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais.
A academia Digital para Pais não só possibilita aos encarregados de educação um melhor acompanhamento do desempenho escolar dos filhos, como assegura instrumentos de valorização pessoal e profissional, sem esquecer um objetivo estruturante deste programa, o envolvimento ativo dos alunos formadores voluntários nas sessões de formação.
Ano Letivo: 2024/2025
Este projeto consiste em trabalhar com pessoas que não têm interação com o mundo online, através de formações dadas pelos alunos dos cursos profissionais da escola, com o objetivo de promover a inclusão digital de adultos mais velhos.
Ano Letivo: 2018/2019, 2019/2020
Projeto implementado pela ANQEP que permite, através de sessões individuais e em grupo, que cada aluno do 3º ano descubra quais as melhores ferramentas para procurar emprego e perceba a importância de continuar a fazer novas aprendizagens ao longo da vida.
Ano Letivo: 2017/2018
Projeto de promoção da cidadania nas escolas, que incentiva alunos a envolverem-se ativamente na resolução das questões sociais que afetam a sua comunidade.
Ser uma Escola Solidária significa proporcionar aos alunos uma educação integral, que tem no exercício da cidadania um instrumento de desenvolvimento pessoal e social. É também criar vínculos fortes entre a população escolar, as famílias e a comunidade alargada.
Ano Letivo: 2014/2015, 2015/2016, 2016/2017, 2017/2018, 2018/2019
Projeto de promoção da cidadania nas escolas, que incentiva alunos a envolverem-se ativamente na resolução das questões sociais que afetam a sua comunidade.
Ano Letivo: 2010/2011, 2013/2014, 2021/2022, ….
Aplicação de um programa no âmbito da prevenção de várias dependências com e sem substância, com o objetivo de estimular nos jovens as escolhas mais adequadas para a sua saúde a todos os níveis. As histórias têm por base o contexto familiar, abordando questões como as regras e rituais, diferenciação de papéis, medos e expectativas e aborda também a fidelidade entre amigos, o abandono escolar e percursos alternativos.
Ano Letivo: 2022/2023 e 2023/2024
Programa de prevenção da violência sexual dirigido a adolescentes do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, desenvolvido pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto.
Ano Letivo: 2024/2025
Projeto com o objetivo de estimular nos alunos o uso saudável das tecnologias. São sessões dinamizadas pelo Centro de Respostas Integradas, ao abrigo do Projeto Disconnect.
Ano Letivo: 2020/2021 até ao presente
Projeto com o objetivo de fortalecer a formação técnica dos jovens do curso profissional de turismo por meio de parcerias com a Iniciativa Ser Pro empresas, municípios e instituições de ensino superior, promovendo uma formação de qualidade que complemente a oferecida pela Escola, integrando os alunos em ambientes de trabalho para que conheçam as condições e exigências profissionais.
Ano Letivo: 2021/2022, 2022/2023, 2023/2024
Projeto em parceira com a Casa Vera Cruz, através da valência CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, cofinanciado pelo Fundo de Asilo, Migração e Integração (FAMI), com o objetivo de promover a integração efetiva de imigrantes Nacionais de Países Terceiros.
Ano Letivo: 2021/2022
Projeto em parceria com a ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento, que tem como objetivo dinamizar programas promotores da educação para o mundo global, criando oportunidades para o diálogo e a comunicação intercultural.
Ano Letivo: 2024/2025
