Cursos Profissionais
- 9º ano de escolaridade concluído e comprovado,
- Limite de idade de 20 anos* até 31 de agosto,
- Ter um encarregado de educação (pessoa responsável pelo aluno) com residência em Portugal (a escola não carece com nenhum apoio extracurricular (alimentação, alojamento, …).
*excecionalmente poderão ser admitidos alunos com idade superior a 20 anos caso tenham transitado do corrente ano letivo e não tenham interrompido os estudos no último ano escolar.
Subsídio de alimentação (Assistir a pelo menos 3 horas de formação diária. Pagamento mensal)
Subsídio transporte (Quando há deslocação em transporte público de casa para a escola)
Bolsa Material Estudo (De acordo com o Escalão de Abono de Família)
Bolsa Profissionalização (Aquando da realização da FCT)
- Blazer
- Calças/Saia
- Blusa/Camisa
- Lenço/gravata
- Sapatos/botas pretas
Curso Técnico Superior Profissional ou Curso de Especialização Tecnológica (Nível V): sem necessidade de fazer exames nacionais, existem muitas opções e as candidaturas são locais, em cada escola/politécnico.
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior: para Licenciaturas (Nível VI) ou Mestrados Integrados (Nível VII)
É necessário fazer exame nacional de Português e outra disciplina. Estes exames funcionam como Avaliação Sumativa Externa e como Prova(s) de Ingresso e são os dois exames obrigatórios.
Consulta as opções em: https://www.dges.gov.pt/pt
Nova via de Acesso para Diplomados de Vias Profissionalizantes: para Licenciaturas (Nível VI) ou Mestrados Integrados (Nível VII): sem a necessidade de fazer exames nacionais.
Os critérios de seriação são: média de curso, nota da PAP e a classificação de provas teóricas ou práticas de avaliação de conhecimentos e competências. É uma nova forma de acesso. O número de vagas e os cursos dependem de cada Instituição/Curso.