Notícias » 5ª edição da +FUTURO
05 Abr 2022

A EFTA realizou hoje a 5ª edição da +FUTURO - ação de informação escolar e profissioanl em turismo, restauração e hotelaria, que decorreu nas instalações da Escola.

A presente iniciativa que reuniu, num único dia, diversas entidades com ofertas educativas e profissionais distintas, destinada aos alunos do 11º e 12º anos, enquadrou-se no plano de orientação vocacional da EFTA. Esta ação pretende promover escolhas mais refletidas e fundamentadas, ajudando os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos como no das atividades profissionais, favorecendo, assim, a indispensável articulação entre a escola e o mundo do trabalho.

A atividade desenvolveu-se ao longo do dia, dividindo-se em dois momentos distintos. No período da manhã, os alunos assistiram à apresentação da oferta educativa e profissional, já durante a tarde promoveu-se o contacto mais direto entre alunos e entidades/institutos, podendo cada um dos nossos alunos questionar as entidades, ouvir condições e novas possibilidades para o futuro.

Marcaram presença, nesta iniciativa, Instituições reconhecidas pela qualidade do seu ensino, nomeadamente a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, a ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Escola do Turismo de Portugal // Porto, a IFA – International Flight Academy, o IPGuarda – Escola Superior de Turismo e Hotelaria, e a própria EFTA, apresentando os CET. Contou-se ainda com entidades empregadoras de referência como World of Wine e Yeatman, do Grupo WOW, O Restaurante Salpoente, Clandestino e Libertino e Six Senses Douro Valley.

Contámos ainda com o testemunho de cinco antigos alunos EFTA, que nos falaram do prosseguimento de estudos e das experiências do mercado de trabalho: Carolina Silva (TRB - 2018/2021), Joana Fontes (TCP - 2018/2021), Gabriel Maia (TCP - 2018/2021), Jorge Reis (TT - 2009/2012) e Renata Vieira (TT - 2018/2021).

O programa da +FUTURO contou, assim, orgulhosamente, com dois painéis (educativo e profissional) de excelência proporcionando à comunidade educativa o contacto com diversas entidades e temáticas relacionadas com o setor da Hotelaria, Restauração e Turismo que vão ao encontro das necessidades e dúvidas dos 170 estudantes envolvidos.

Agradecemos a todos pela participação deste avento. Voltaremos em 2023 coma 6ª edição desta ação. Até lá, sejam felizes!