Notícias » EFTA inicia formação náutica para os alunos de ensino secundário
16 Mar 2022

EFTA – Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro inicia formação náutica para os alunos da área de Turismo.

Esta formação confere o curso de Marinheiro de 2ª de Tráfego Local que, em parceria com o FOR-MAR - Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, é uma experiência pioneira por ser ministrada em complemento de um curso profissional.

Com o objetivo de valorizar a formação dos jovens estudantes da EFTA, os alunos dos outros cursos (Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Pastelaria/Padaria e Técnico de Restaurante/Bar) têm também a oportunidade de obter esta formação complementar certificada, desde que pretendam ingressar na atividade marítima e operar em diferentes embarcações, desde de tráfego local a navios cruzeiro.

Esta formação, integrada no curso de Turismo da EFTA, permite a inscrição marítima na categoria de marinheiro de tráfego Local e, para além dos módulos relacionados com a atividade (natação, remo, marinharia, operações de carga e descarga e operações de manobra em embarcações de tráfego local), integra ainda a Convenção STCW (Internacional

Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers),

nomeadamente a formação em Segurança Básica, obrigatória para todos os marítimos

de navios de passageiros.

A EFTA está em contacto com empregadores do Douro e de cruzeiros internacionais, no sentido da realização de estágios para os seus alunos.

Para o ano letivo de 2022/2023 a EFTA já abriu as inscrições para os cursos profissionais (ensino secundário) de Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Pastelaria/Padaria, Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Turismo.

Atualmente decorrem também as inscrições para os Cursos de Educação e Formação de Adultos, nas áreas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar. Estes cursos destinam-se a adultos com mais de 21 anos, que tenham o 9º ano e que queiram terminar o ensino secundário (12º ano) em apenas 1 ano. Inscrições: www.efta.edu.pt | secretaria@efta.edu.pt | 234 483 470.