Notícias » 5th Fish & Cooking Aveiro Festival servirá de treino para a organização do Concurso Europeu de 2020
20 Mar 2019

A EFTA - Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro promove uma qualificação escolar e profissional de excelência, destacando-se como um estabelecimento de formação profissional de referência nas áreas do Turismo, Hotelaria e Restauração. No sentido de continuar a contribuir para o desenvolvimento de competências da sociedade, através do ensino, com atividades de ligação à comunidade, que estejam direta ou indiretamente relacionadas com as áreas em que apresenta formação especializada, a EFTA organiza a quinta edição do concurso internacional Fish & Cooking Aveiro Festival.

Este concurso bianual realiza-se de 20 a 23 de março de 2019. Sendo a região de Aveiro rica em peixe, o objetivo principal deste concurso é a divulgação deste recurso natural através da preparação e confeção de um menu onde o peixe seja a proteína principal, incentivando os jovens cozinheiros a fomentar a utilização do peixe. O Concurso conta também com uma prova de Restaurante/Bar, através da qual os participantes mostrarão o que de melhor se faz nesta área e a total harmonia que deve existir entre a sala e cozinha de um espaço de restauração. Este evento contará com 11 escolas*, de hotelaria e turismo portuguesas, a concurso e excelentes parcerias que proporcionam ao evento e a quem nele participa, 3 dias de aprendizagem e conhecimento da cultura regional.

Já é publico que a EFTA irá organizar, em novembro de 2020, a Conferência Anual de Escolas de Hotelaria e Turismo, trazendo à cidade de Aveiro entre 600 a 800 pessoas e cerca de 40 nacionalidades. O Fish & Cooking é considerado, pela equipa da EFTA, como um treino, em pequena escala, para este grande desafio de 2020.  Além de ser o mais importante evento da Associação de Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT), é o de maior responsabilidade, no âmbito do qual se realizam competições em 12 distintas áreas. O principal objetivo desta conferência é reunir todas as categorias de membros da AEHT - estudantes, professores, diretores, membros observadores e membros profissionais – permitindo-lhes participar durante 5 dias num programa de atividades comuns, onde são enfatizadas as múltiplas facetas da formação Hoteleira e Turística, contribuindo para aproximar estudantes e professores da área, das várias regiões/países da Europa e das suas diferentes culturas.

Assim, a organização dos dois eventos acima referidos, o 5th Fish & Cooking Aveiro Festival e a Conferência Anual de Escolas de Hotelaria e Turismo de 2020, permitirão à EFTA demonstrar a sua forte capacidade de organização, fortalecer os laços de parceria com as entidades que a acompanham nestes projetos e, ainda, trazer forte afluência à bela cidade dos canais, dando a conhecer a região de Aveiro.

*Escolas participantes: Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Escola de Hotelaria de Fátima, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António , Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda, ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão e Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.