Notícias » EFTA CONQUISTA MEDALHA DE PRATA NA BÉLGICA E TRAZ CONCURSO EUROPEU PARA AVEIRO
28 Nov 2017

Por mais um ano consecutivo, a EFTA esteve representada no Concurso Anual da AEHT – Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo pelos alunos Nuno Sousa (3º ano do Curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria) e Talia Morgado (3º ano do Curso de Técnico de Turismo), competindo nas áreas de “Culinary Arts” e “Tourist Destination”, respetivamente.

A 30ª edição teve lugar na cidade de Ostend, na Bélgica, de 13 a 18 de novembro, sendo que a EFTA se destacou, mais uma vez, trazendo para Aveiro a medalha de prata, na categoria de Tourism Destination.

A Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo pretende, desta forma, estimular o contacto entre escolas e estreitar relações entre os vários participantes provenientes de diferentes partes da Europa, ao mesmo tempo que proporciona aos jovens uma oportunidade única de experienciar todo o ambiente de aprendizagem profissional, possibilitando também que exibam as suas competências e conteúdos aprendidos ao longo do Curso.

A EFTA considera que a participação dos seus alunos nestes certames é um estímulo para os jovens estudantes e um critério revelador da qualidade do ensino ministrado na Escola, comprovado pelas 6 medalhas conquistadas nas últimas 8 edições deste concurso Europeu: 3 medalhas de Prata na área de Receção, 2 medalhas, Prata e Bronze, na área de Cozinha e 1 medalha de Prata, na área de Turismo.

Anualmente, a AEHT, através de um dos seus associados, organiza esta Conferência Anual de Escolas de Hotelaria e Turismo. A EFTA apresentou este mês a candidatura para organizar este evento, que virá a decorrer na cidade de Aveiro, no ano de 2020 ou 2024. Além de ser o mais importante evento da AEHT, é o de maior responsabilidade, no âmbito do qual se realizam diversas competições nas áreas de Bar, Serviço de Restaurante, Cozinha, Pastelaria, Receção, Turismo, Gestão e Serviço de Vinhos. O principal objetivo desta conferência é reunir todas as categorias de membros da AEHT - estudantes, professores, diretores, membros observadores e membros profissionais – permitindo-lhes participar durante 5 dias num programa de atividades comuns, onde são enfatizadas as múltiplas facetas da educação Hoteleira e Turística, contribuindo para aproximar estudantes e professores da área, das várias regiões/países da Europa e das suas diferentes culturas.

Este evento é de grande dimensão, obrigando a uma meticulosa capacidade de logística, sendo que este ano contou com 583 participantes, 283 competidores, 97 escolas, 26 países representados e foram convocados pela organização, para apoio ao evento, 300 alunos, de 14 Escolas Belgas de Hotelaria e Turismo.

Considerando esta dimensão, a organização desta conferência Europeia permitirá que a EFTA demonstre a sua forte capacidade de organização e dará a conhecer a região de Aveiro além-fronteiras, trazendo cerca de 40 nacionalidades diferentes à bela cidade dos canais.