Notícias » 4th Fish & Cooking Aveiro Festival e Ciclo de Exposições com Fernando Veloso
26 Abr 2017

A Escola de Formação Profissional de Turismo em Aveiro (EFTA), em simultânea com o 4th Fish & Cooking Aveiro Festival, inaugura no dia 3 de maio, uma exposição de pintura de Fernando Veloso.

O artista plástico, natural de São João da Madeira, foi o pintor escolhido para abrir o ciclo de exposições que a EFTA vai passar a proporcionar não só a toda a comunidade EFTA mas também ao público em geral. “Esta primeira exposição insere-se na política de abertura da escola à sociedade numa interação cultural que queremos manter no futuro”, afirma Manuel Torrão, diretor da EFTA. “A ideia é, regularmente, realizar uma exposição trazendo toda a comunidade até à EFTA, incluindo assim todos os amantes da cultura”, acrescenta o dirigente, reforçando que “queremos que a nossa escola seja também um pólo difusor de atividades de interesse para a sociedade”. “Iniciamos este ciclo com a exposição de um artista que já há muito se impôs no mundo da pintura, possuindo um rico e vasto curriculum”, explica Manuel Torrão convidando, desde já, a população para visitar a exposição.

A exposição terá a participação de alunos da escola que foram convidados a produzir trabalhos que integrarão a mostra juntamente com os quadros de Fernando Veloso. Alguns dias antes está prevista a realização de uma palestra na qual o artista plástico trocará algumas ideias com os estudantes sobre a pintura e o seu papel e a importância no panorama da criação artística. Fernando Veloso é co-autor da escultura do 36º campeonato mundial de hóquei em patins, onde Portugal se sagrou, pela última vez em 2013, campeão do mundo da modalidade. Entre 1995 e 2016 participou em dezenas de exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente, em Espanha, Itália, Argentina e Brasil. Com entrada gratuita a exposição de pintura, com cerca de 20 quadros, é inaugurada no dia 3 de maio, pelas 18h00, e pode ser apreciada no auditório da EFTA, de segunda a sexta feira, das 9h às 18h00, até dia 10 de maio.

O Fish & Cooking Aveiro Festival conta já com a sua quarta edição que terá lugar nos dias 3 a 5 de maio, na EFTA. Este é um concurso internacional que tem como objetivo principal a valorização do peixe da região de Aveiro, bem como a divulgação deste recurso natural através da sua preparação e confeção. O concurso integra a área de Cozinha e de Restaurante/Bar, considerando-se a harmonia que deve existir entre estas áreas. Assim os participantes da área de cozinha devem preparar e confecionar um menu onde o peixe seja a proteína principal, incentivando assim os jovens cozinheiros a fomentar a utilização do mesmo. Na prova de restaurante/bar os concorrentes mostrarão o que de melhor se faz nesta área, estando em sintonia com a equipa de cozinha, farão a respetiva ligação vínica ao menu e recriarão em mesa o ambiente adequado ao menu servido. Este evento contará com a presença de diversas escolas de hotelaria e turismo de Portugal Continental e Ilhas.