Notícias » Mobilidades Internacionais
26 Out 2018

MOBILIDADES INTERNACIONAIS

O Erasmus+ é um programa financiado pela União Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período de 2014-2020, promovendo, entre outras ações, a oportunidade de estudantes, professores, formadores e pessoal de instituições de ensino participarem numa experiência de aprendizagem e/ou profissional noutro país.

A Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro iniciou-se com 12 bolsas do projeto Leonardo da Vinci ao abrigo do PROALV - Programa Aprendizagem ao Longo da Vida e hoje já conta com 65 mobilidades de alunos, 29 ex-alunos e 16 de staff.

A experiência da EFTA no âmbito dos projetos de mobilidade internacional desde 2013 foi reconhecida através da atribuição a nível nacional do Prémio Boas Práticas Erasmus+ 2016.

Atualmente tem o 7º projeto EFTA – Mobility for Innovation, composto por 23 mobilidades:

- 4 visitas preparatórias (janeiro/fevereiro 2019);

- 10 vagas para estágios curriculares (maio a agosto 2019);

- 4 vagas para acompanhantes (maio 2019);

- 3 vagas para estágios extra curriculares (setembro a dezembro 2019);

- 2 vagas para atividade de job shadowing (outubro/novembro 2019).

Este projeto reflete a importância estratégica do desenvolvimento de atividades de colaboração com outras entidades europeias, proporcionando aos seus alunos, docentes e colaboradores uma experiência que permita afirmar a EFTA voltada para o futuro e para a Europa.

Consulte aqui o Regulamento do projeto EFTA - Mobility for Innovation.

Consulte aqui a brochura final do projeto EFTA on Board 2017/2018.

OBJETIVOS DAS MOBILIDADES INTERNACIONAIS NA EFTA

• Aumentar a atratividade do ensino profissional e contribuir para reduzir o abandono escolar;
  • Aperfeiçoar a aquisição de conhecimentos, competências e qualificações, de maneira a facilitar o desenvolvimento pessoal e participação no mercado de trabalho europeu;
  • Reforçar a realização pessoal, a coesão social, a cidadania ativa e a cidadania europeia;
  • Promover a pertença ao espaço europeu;
  • Proporcionar visitas e estágios internacionais de referência,
  • Promover novas experiências e vivências em território internacional;
  • Promover a aprendizagem de línguas e diferentes cultura, incentivando a tolerância e o respeito por outras culturas.

INTERVENIENTES DO PROCESSO

• AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+: Promove a mobilidade como fator de qualidade profissional na UE.
  • PROMOTOR | EFTA: Toma a iniciativa de propor um projeto de mobilidade.
  • ENTIDADES INTERMEDIÁRIO: Apoia o Promotor durante a mobilidade (logística e formação).
  • ENTIDADES DE ACOLHIMENTO | local de estágio: Define o plano de estágio e nomeia o tutor.

OS NOSSOS PARCEIROS

TESTEMUNHOS

Uma experiência positiva a todos os níveis, conhecemos uma nova cultura e as pessoas que nos acompanharam deixaram-nos completamente á vontade! A ONECO foi uma segunda EFTA! Recomendo vivamente a frequência de um estágio no estrangeiro” Jéssica Rodrigues, ex-aluna do curso de Técnico de Receção que estagiou em Sevilha.
   Felizmente fui uma felizarda por ter agarrado esta oportunidade e ter aproveitado ao máximo estes pequeninos 3 meses que passaram a correr… I can, You can, We can” Tánia Santos, ex-aluna do curso de Técnico de Receção que estagiou em Londonderry.
   Adorei estagiar no Restaurante Het Land com uma estrela Michelin. Sempre realizamos tarefas com supervisão e muita responsabilidade, o chef e a auxiliar foram como uns pais para nós! Já tenho saudade.” Adriana Garrido, ex-aluna do curso de Restauração cozinha/pastelaria que estagiou em Antuérpia.
  “Ao longo desta minha aventura tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas de imensas nacionalidades para não falar das grandes amizades que vou levar comigo” Michel Ford, ex-aluna de Turismo que estagiou em Bordéus.
   “Sinto-me muito mais preparada para o mercado do trabalho tanto em Portugal como no estrangeiro. Foi uma experiência muito enriquecedora tanto profissional como pessoal, foi completamente diferente do que esperava, mas muito melhor do que esperava.” Diana Tolebay, ex-aluna de Turismo que estagiou em Londonderry.
  “O Erasmus+ foi uma oportunidade que me permitiu conhecer um mundo novo (…) cresci muito e sem dúvida que repetiria a experiência” Tânia Almeida, ex-aluna de Restauração cozinha/pastelaria que estagiou em Florença.
  “Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora, tanto a nível profissional como pessoal (…) trouxe sem dúvida novos instrumentos e metodologias para a escola” Nohelia Cunha, formadora de restaurante/bar que realizou Job Shadwing em Itália (Rimini).

HISTÓRICO DE PROJETOS