Notícias » EFTA recebe Prémio Escolas Solidárias
01 Jun 2016

A Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro foi uma das escolas diferenciadas pela Fundação EDP no âmbito do programa Escolas Solidárias recebendo o GRAU de DISTINÇÃO.

Esta conquista representa o reconhecimento de um trabalho diário de educação para a cidadania e estímulo da educação "da ajuda" e "da intervenção" pelas ações do âmbito Clube de Alunos da EFTA.

Criado em 2010, o programa Escolas Solidárias constitui-se como um movimento de cidadania ativa criado para responder aos Objetivos de Desenvolvimento da ONU e em cada ano letivo, as escolas são desafiadas a criar projetos para melhorarem situações identificadas nas suas comunidades em áreas como a pobreza e fome, desemprego, sustentabilidade económica, educação, saúde, idosos, sustentabilidade ambiental, etc.

A temática da pobreza/ fome constitui-se como área de intervenção do Clube de Alunos da EFTA, pois a realidade da escola não é diferente do contexto nacional em que parte das famílias dos alunos vivem com baixos rendimentos e/ou em situação de desemprego.

O Clube de Alunos da EFTA constitui-se como um projeto de voluntariado com o objetivo principal de ajudar alunos mais carenciados através da angariação de fundos por meio de várias atividades desenvolvidas fazendo com que TODOS usufruam de um ensino justo e inclusivo!

Segundo a diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, o movimento nacional de escolas solidárias "tem vindo a crescer e ganhar força", de ano para ano.

"Sentimos da parte de alunos e professores um envolvimento e uma motivação cada vez maiores para marcar a diferença e desempenhar um papel ativo na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável", afirma Margarida Pinto Correia.

As escolas vencedoras foram divulgadas, na cerimónia do Teatro Camões, em Lisboa, que reuniu mais de 800 alunos e professores de todo país e a EFTA esteve presente com três representantes do Clube de Alunos orgulhos do trabalho que têm feito e que pretendem dar continuidade.