Notícias » EFTA recebe Prémio Escolas Solidárias
01 Jun 2016


A Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro foi uma das escolas diferenciadas pela Fundação EDP no âmbito do programa Escolas Solidárias recebendo o GRAU de DISTINÇÃO.

Esta conquista representa o reconhecimento de um trabalho diário de educação para a cidadania e estímulo da educação "da ajuda" e "da intervenção" pelas ações do âmbito Clube de Alunos da EFTA.

Criado em 2010, o programa Escolas Solidárias constitui-se como um movimento de cidadania ativa criado para responder aos Objetivos de Desenvolvimento da ONU e em cada ano letivo, as escolas são desafiadas a criar projetos para melhorarem situações identificadas nas suas comunidades em áreas como a pobreza e fome, desemprego, sustentabilidade económica, educação, saúde, idosos, sustentabilidade ambiental, etc.

A temática da pobreza/ fome constitui-se como área de intervenção do Clube de Alunos da EFTA, pois a realidade da escola não é diferente do contexto nacional em que parte das famílias dos alunos vivem com baixos rendimentos e/ou em situação de desemprego.

O Clube de Alunos da EFTA constitui-se como um projeto de voluntariado com o objetivo principal de ajudar alunos mais carenciados através da angariação de fundos por meio de várias atividades desenvolvidas fazendo com que TODOS usufruam de um ensino justo e inclusivo!

Segundo a diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, o movimento nacional de escolas solidárias "tem vindo a crescer e ganhar força", de ano para ano.

"Sentimos da parte de alunos e professores um envolvimento e uma motivação cada vez maiores para marcar a diferença e desempenhar um papel ativo na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável", afirma Margarida Pinto Correia.

As escolas vencedoras foram divulgadas, na cerimónia do Teatro Camões, em Lisboa, que reuniu mais de 800 alunos e professores de todo país e a EFTA esteve presente com três representantes do Clube de Alunos orgulhos do trabalho que têm feito e que pretendem dar continuidade.

 
 
  Voltar     |       Download pdf     |       Enviar por mail     |    
Partilhar Artigo

Ask  Ask
Multiply  Multiply
Delicious  Delicious
MySpace  MySpace
Digg  Digg
Reddit  Reddit
Facebook  Facebook
StumbleUpon  StumbleUpon
Google  Google
Tumblr  Tumblr
LinkedIn  LinkedIn
Twitter  Twitter
Live  Live
Y! Bookmarks  Y! Bookmarks