Notícias » Clube de Alunos da EFTA no Quadro de Honra Escolas Solidárias 2016
18 Mai 2016

No âmbito do projeto energia com vida - escolas solidárias, promovido pela Fundação EDP a EFTA foi Qualificada e distinguida no Quadro de Honra Escolas Solidárias 2016, pretendendo dar continuidade ao trabalho… pois a solidariedade não pode parar!

O Clube de Alunos da EFTA constitui-se como um projeto de voluntariado que tem como objetivo a troca de experiências, competências e saberes, para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e conscientes das necessidades dos outros e do papel interventivo que podem ter junto da comunidade. Esta associação presta, ainda, ajuda económica a alunos que se encontrem em situação de carência comprovada.

O Clube de Alunos tem desenvolvido várias atividades para angariar fundos com o objetivo de ajudar os alunos mais carenciados! Neste sentido, com os fundos angariados este ano letivo conseguiram ceder os seguintes empréstimos: 155€ para pagamento do passe de transporte publico, 400€ para compra do uniforme institucional da escola e cerca de 183€ para despesas de saúde.

Para o próximo ano letivo, o Clube de Alunos pretende continuar as suas atividades de angariação de fundos (datas comemorativas como magusto, Halloween, dia internacional dos direitos humanos e comemoração do natal, Feira de Turismo Solidária, baile final de ano, etc.), ajudar os alunos carenciados com senhas de almoço no self da escola; continuar a angariar 1 euro por mês dos sócios do Clube; ajudar um aluno guineense através do projeto ORBIS “O meu sonho é estudar”; ajudar as crianças da CÁRITAS diocesana de Aveiro com doação de brinquedos e roupas; ajudar os alunos da escola com consultas de visão e orais gratuitas; etc.

Para ver reconhecido o seu trabalho, o Clube de Alunos participou no projeto Energia com Vida pela segunda vez e aguarda pela cerimónia do dia 30 de maio no Teatro Camões em Lisboa para saber o apuramento da Comissão de Júri.

A escola aguarda ansiosamente por saber qual o grau na qual se destacou este ano, grau de Revelação; Distinção ou Super Escola.

O projeto energia com vida visa dar a cada um de nós, a oportunidade de agir com sentido, em função de valores, objetivos e metas humanitárias. A afirmação de uma rede de escolas solidárias é um apelo à cidadania ativa, à participação de todos na construção de uma sociedade mais coesa e inclusiva.

Todas as escolas participantes ficam automaticamente inscritas na plataforma Rede Escolas Solidárias, sob o lema “partilhar, construir, saber e ensinar”.

A Rede Escolas Solidárias pretende ser uma gigantesca base de dados alimentada por todos quantos intervêm no projeto, promovendo uma estreita relação de intercâmbio solidário.

Para além de fomentar a interatividade, a Rede Escolas Solidárias possui uma filosofia de construção dinâmica, em atualização permanente, com um vasto manancial de informação nas áreas do Desenvolvimento Humano, que pode ser partilhada por todos os seus membros para multiplicar conhecimentos e ensinar a agir.

"Portugal precisa de mais iniciativas como esta e de mais empresas que, como a EDP, além do investimento tecnológico, na inovação, e de gerar emprego, ainda reforçam a sua missão social." Palavras de Pedro Passos Coelho, na Cerimónia EDP Solidária 2015, que se realizou a 27 de abril, no Museu da Eletricidade.