Notícias » Clube de Alunos da EFTA no projeto Energia com Vida… ESCOLA SOLIDÁRIA!
09 Jun 2015

No âmbito do projeto energia com vida - escolas solidárias, promovido pela Fundação EDP a EFTA foi Qualificada como escola solidária e pretende dar continuidade ao trabalho... pois a solidariedade não pode parar!

O Clube de Alunos da EFTA constitui-se como um projeto de voluntariado que tem como objetivo a troca de experiências, competências e saberes, para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e conscientes das necessidades dos outros e do papel interventivo que podem ter junto da comunidade. Esta associação presta, ainda, ajuda económica a alunos que se encontrem em situação de carência comprovada.

O Clube de Alunos tem desenvolvido várias atividades para angariar fundos com o objetivo de ajudar os alunos mais carenciados! Neste sentido, com os fundos angariados este ano letivo conseguiram ceder os seguintes empréstimos: 490€ para pagamento do passe de transporte publico, 846€ para compra do uniforme institucional da escola, 407€ para despesas de saúde, 260€ para visitas de estudo e 500€ para viagens de estágio curricular.

Para o próximo ano letivo, o Clube de Alunos pretende continuar as suas atividades de angariação de fundos (datas comemorativas como magusto, Halloween, dia internacional dos direitos humanos e comemoração do natal, Feira de Turismo Solidária, baile final de ano, etc.), ajudar os alunos carenciados com senhas de almoço no self da escola; continuar a angariar 1 euro por mês dos sócios do Clube; ajudar um aluno guineense através do projeto ORBIS "O meu sonho é estudar"; ajudar as crianças da CÁRITAS diocesana de Aveiro com doação de brinquedos e roupas; ajudar os alunos da escola com consultas de visão e orais gratuitas; etc.

Para ver reconhecido o seu trabalho, o Clube de Alunos participou no projeto Energia com Vida e no passado dia 3 de junho recebeu o certificado de Escola Solidária 2014-15.

O projeto energia com vida visa dar a cada um de nós, a oportunidade de agir com sentido, em função de valores, objetivos e metas humanitárias. A afirmação de uma rede de escolas solidárias é um apelo à cidadania ativa, à participação de todos na construção de uma sociedade mais coesa e inclusiva.

Todas as escolas participantes ficam automaticamente inscritas na plataforma Rede Escolas Solidárias, sob o lema "partilhar, construir, saber e ensinar".

A Rede Escolas Solidárias pretende ser uma gigantesca base de dados alimentada por todos quantos intervêm no projeto, promovendo uma estreita relação de intercâmbio solidário.

Para além de fomentar a interatividade, a Rede Escolas Solidárias possui uma filosofia de construção dinâmica, em atualização permanente, com um vasto manancial de informação nas áreas do Desenvolvimento Humano, que pode ser partilhada por todos os seus membros para multiplicar conhecimentos e ensinar a agir.

"Portugal precisa de mais iniciativas como esta e de mais empresas que, como a EDP, além do investimento tecnológico, na inovação, e de gerar emprego, ainda reforçam a sua missão social." Palavras de Pedro Passos Coelho, na Cerimónia EDP Solidária 2015, que se realizou a 27 de abril, no Museu da Eletricidade.