Notícias » “Ria de Aveiro – Um mar de experiências”
18 Mar 2015

Os 124 trabalhos em concurso foram avaliados por um júri composto por representantes da CIRA, da Universidade de Aveiro e da Associação de Artesãos da Região de Aveiro.

Os primeiros prémios, um quadro interativo, foram entregues à Escola Básica do 1º Ciclo de Abadias - Figueira da Foz (2º ano), ao Jardim Escola João de Deus - Leiria (3º ano) e Centro Escolar da Coutada - Ílhavo (4º ano).

Os segundos prémios, um computador e um videoprojetor, entregues à Escola Básica da Póvoa do Valado - Aveiro (2º ano), ao Externato Marista de Lisboa (3º ano) e ao Externato Padre Cruz - Matosinhos (4º ano). Por fim, os terceiros prémios, um videoprojetor, foram recebidos pelo Centro Escolar da Coutada - Ílhavo (2º ano), Colégio Português - Aveiro (3º ano) e Escola Básica do 1º Ciclo de Abadias - Figueira da Foz (4º ano).

Na sessão de entrega de prémios o presidente da CIRA, Ribau Esteves, agradeceu a todas as escolas pela participação no passatempo e salientou "a Ria de Aveiro é um espaço multifacetado do ponto de vista económico, turístico e cultural, que tem uma enorme importância não só para a região, mas para todo o país."

O evento contou ainda com a presença de Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC, de Fernando Caçoilo, presidente do município de Ílhavo, de José Eduardo de Matos, Secretário Executivo Intermunicipal e de Francisco Providência, da Universidade de Aveiro.

Durante a manhã, as 200 crianças das escolas vencedoras desenvolveram atividades lúdicas e educativas na Fábrica - Centro de Ciência Viva, recebendo ainda um kit Ria de Aveiro composto por mochila, t-shirt, bloco, caneta e brinquedo artesanal. O almoço foi servido pela Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro.

Henrique Pereira, coordenador do 1ºCiclo do Colégio Português, sintetizou o balanço da jornada, agradecendo "o dia fantástico que nos foi proporcionado.