Notícias » Ações de Sensibilização e rastreios sobre Saúde Oral
22 Jan 2015

No âmbito do protocolo estabelecido com a Clínica Média e Dentária Biomedical, o Serviço de Psicologia e Orientação da EFTA dinamizou no dia 22 de janeiro, a Sessão de Esclarecimento sobre Saúde Oral para todos os alunos das turmas de 1º ano.
A sessão de esclarecimento enquadra-se no plano de educação para a saúde foi conduzida pela Dra. Joana Gomes no sentido de sensibilizar os alunos para assuntos relacionados com as doenças orais e suas causas, bom como com a estética dentária e a sua importância no mercado de trabalho e respetivas relações interpessoais.
Já no passado dia 15 de janeiro iniciaram-se os rastreios dentários a todos os alunos de 1º ano e aos alunos inscritos de outros anos letivos, rastreio este que terminou no dia 22 e que se constitui como uma iniciativa que permite, ao longo dos anos, que todos os alunos sejam objeto de observação médica no que diz respeito à saúde da boca e dentes.

Para além do despiste, os casos mais graves foram sinalizados e ainda foram sorteados 3 cheques prenda de destartarizações na Clínica.

O sorteio foi realizado na presença da Dra. Joana Gomes, Dra. Sara, Dra. Liliana Pinho e pelo aluno Leandro Domingues Ferreira em que os sorteados foram: Mariana de Almeida Guimarães, aluna do curso de Técnico de Turismo de 1º ano, Ricardo Ferreira, aluno do curso de Técnico de Restauração (variante restaurante/bar) e por fim, Andreia Oliveira de Técnico de Receção 2º ano.

Estes alunos podem dirigir-se á clinica Biomedical acompanhados do cheque prenda, para a realização gratuita de uma destartarização.

O protocolo que a EFTA tem com a Clinica Biomedical revela-se de extrema importância, na medida em que, os últimos estudos efetuados a nível nacional revelam que pelo menos 80% da população portuguesa sofre de doença periodontal, que resulta maioritariamente de uma má higiene oral.