Notícias » Ações de Sensibilização sobre Perigos na Internet e Criminalidade Informática
13 Jan 2015

No âmbito da parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e no domínio do Núcleo de Investigação à Criminalidade Informática, o Serviço de Psicologia e Orientação organizou ações de sensibilização sobre Perigos na Internet e Criminalidade Informática dirigidas aos alunos do 2º ano dos cursos profissionais.

Estas ações decorreram entre os dias 9 de 13 de janeiro e reforçam a responsabilização, aconselhamento e sensibilização dos alunos face aos perigos da internet e crimes informáticos.

Foram realçados aspetos cruciais e a ter em atenção com as Redes Sociais, nomeadamente o Facebook, cuidados a ter e os variados perigos existentes (dados pessoais na página do perfil, apropriação de identidade, falsas identidades, imagens, cyberbullying, ausência de controlo efetivo de idade, etc).

"Navegar na Internet pode ser algo divertido, útil e social. No entanto, é importante que todos os novos "cidadãos da Net" (...) se lembrem de que existem, igualmente, outros cidadãos. E, tal como na navegação real ou noutra atividade pública, existem regras implícitas de conduta ou convivência. Essas regras de convívio (...) foram-se estabelecendo a pouco e pouco e são aceites por todos, embora não se encontrem documentadas em nenhum local definido. Têm como objetivo evitar mal-entendidos na comunicação com recurso à Internet. Se dissermos algo errado, na altura errada, isso poderá ser considerado um abuso e provocar eventuais problemas." http://www.seguranet.pt/educadores/

O site http://www.seguranet.pt é um espaço onde se pode consultar informação sobre a utilização segura da Internet e destina-se a alunos, pais, professores e escolas.

O objetivo deste site é promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, quer pelas crianças e jovens, quer pelas famílias, trabalhadores e cidadãos no geral.