Notícias » Encontro Transfronteiriço “Sinergias 2011” em Aveiro
14 Out 2011

Este evento, que teve como tema "Os recursos do património cultural e natural transfronteiriço e sua repercussão na criação de emprego no âmbito do Turismo hoteleiro", decorreu nas instalações da EFTA.

O objetivo da iniciativa levado a cabo pela EFTA, foi debater o crescimento económico do sector turístico no território transfronteiriço, baseado nos recursos culturais e ambientais. Continuando assim, a promover o diálogo entre os dois países, fomentando a cooperação, acreditando que este projeto se intensifique, diversifique e dê estabilidade às relações estabelecidas.

Assim no decorrer das Jornada, a Dra. Paula Urbano (Chefe de Serviços do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Aveiro) chamou a atenção para a importância da orientação e da formação profissional no âmbito do Plano Estratégico Nacional do Turismo.

O Dr. Carlos Ferreira (Administrador Delegado de Turismo da Natureza do Porto e Norte de Portugal) deu ênfase ao tema "O sector do Turismo: Natureza e sustentabilidade nas regiões fronteiriças." Tendo ainda Introduzido no tema aspetos ligados à língua e cultura mirandesa.

Por último, o Dr. Pedro Silva (Membro da Direcção da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal) expôs "O Passado Presente e Futuro do Turismo Regional: De Aveiro para o Eixo Turístico Aveiro, Salamanca, Madrid".

A estas palestras seguiu-se um almoço confecionado pelos alunos do 2º ano do curso técnico de restauração (variante cozinha/pastelaria) e servido pelos alunos do 1º ano do curso técnico de restauração (variante restaurante-bar) com diversas iguarias da região.

Para terminar, os nossos convidados de Santa Marta de Tormes visitaram a Fábrica da Vista Alegre onde puderam apreciar um dos ex-libris da região.