Notícias » EFTA PROMOVE CURSO DE TURISMO COM COMPONENTE NÁUTICA
21 Jul 2021

A EFTA – Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro assinou, na passada sexta-feira, um importante Acordo de Cooperação, com diversas entidades parcerias, no sentido de agregar a componente náutica aos Cursos Profissionais que ministra, em particular, ao Curso de Técnico de Turismo, que terá esta componente integrada no plano de estudos, denominando-se agora Curso de Técnico de Turismo com componente Náutica.

A agregação desta componente ao respetivo curso é uma novidade na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que valorizará a formação de nível secundário da EFTA e irá conferir aos alunos as certificações STCW (International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers). Estas certificações são requisito obrigatório em mais de 162 países, pois estabelecem as Normas de Formação e Certificação para Marítimos, promovendo a segurança marítima, a preservação do meio ambiente e a salvaguarda da vida humana, navios e carga no transporte marítimo. As STCW vão permitir aos alunos, após o término do percurso formativo, aproveitar as inúmeras oportunidades, que certamente, surgirão no importante mercado de cruzeiros.

Com 232 horas de formação náutica, as quais se distribuem ao longo dos 3 anos de curso (10º, 11º e 12º ano), os alunos ficarão com a habilitação de Marinheiro de 2ª de tráfego local, certificação STCW de Segurança Básica e, por fim, certificação STCW de Qualificação em Controlo de Multidões e Segurança.

O Marinheiro de 2ª de tráfego local está habilitado à condução de embarcações, registadas como embarcações locais, e ao exercício de funções inerentes ao serviço de convés.

A Certificação STCW de Segurança Básica para Marítimo (BST basic safety training) confere as competências necessárias ao desenvolvimento de uma atividade profissional em condições de segurança individual e coletiva a bordo de embarcações.

Por fim, a Certificação STCW para Qualificação em Controlo de Multidões e Segurança (Crowd Management), que por norma é exigida a marítimos que trabalhem em navios de passageiros, em qualquer função, e apenas poderá ser obtida após a conclusão com sucesso da certificação de Segurança Básica, habilita o profissional a assistir os passageiros em situações de emergência.

As disciplinas de componente náutica serão ministradas pelo FOR-MAR - Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, um dos principais parceiros deste Acordo, e enquadram-se no Programa Ser Pro, promovido pela Iniciativa Educação, que visa contribuir para a melhoria do Ensino Profissional, promovendo assim a criação de sinergias entre Escolas, Empresas e outros parceiros.

As restantes entidades que firmaram este importante Acordo foram a Câmara Municipal de Aveiro, a Iniciativa Educação, a empresa Desafios e a Associação Laguna de Aveiro, que assumem o compromisso de colaborar com a escola no processo de formação técnica, e ainda a Universidade Aveiro que proporcionará informação e orientação aos alunos, facilitando o conhecimento e a escolha dos cursos superiores de continuidade.