Notícias » COMUNICADO 3º PERÍODO
13 Abr 2020

A EFTA – Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro emite agora um comunicado, na sequência da suspensão das atividades letivas até ao passado dia 9 de abril.

O Conselho de Ministros a 9 de abril decretou um novo conjunto de medidas extraordinárias de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus-COVID-19:

Foi aprovado o Decreto-Lei 12- A/2020, que estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito dos ensinos básico e secundário.

O diploma define, nomeadamente, as seguintes alterações para o ano letivo 2019/2020, no que ao ensino secundário se refere:

·        O terceiro período inicia-se no próximo dia 14 de abril, mantendo-se suspensas as atividades letivas e formativas presenciais nas escolas;

·        Avaliada a evolução da situação epidemiológica COVID-19, o Governo pode decidir retomar as aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, garantindo-se o distanciamento social (aulas, salas, turmas) e justificando-se as faltas dos alunos cujos encarregados de educação optem por não deixar frequentar;

·        O 10.º ano de escolaridade permanece até ao fim do ano letivo no modelo de ensino não presencial;

·        São cancelados os exames finais nacionais, quando realizados por alunos internos, para efeitos de aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário.

·        Os alunos apenas realizarão exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de concurso nacional de acesso ao ensino superior;

·        Para conclusão do secundário, as classificações de cada disciplina têm por referência o conjunto do ano letivo, incluindo o trabalho realizado ao longo do 3.º período;

·        O 3.º período terminará a 26 de junho de 2020.

Assim, tendo em conta as orientações do Governo, a Escola definiu que:

1.      As aulas decorrerão à distância com recurso à Plataforma Microsoft Teams:

1.1   Foi criada uma conta de e-mail no Microsoft office, para acesso à referida plataforma, para cada aluno (será fornecida por cada OET, que será enviado atempadamente);

1.2   Segue um link com indicações para acesso do aluno à plataforma: https://support.office.com/pt-pt/article/comece-a-trabalhar-na-sua-turma-6b5fd708-35b9-4caf-b66e-d8f2468e4fd5#ID0EBBAAA=Students_

1.3   Esta plataforma possibilitará o desenvolvimento de trabalho síncrono (conectado em tempo real) e assíncrono (desconetado do momento real), partilha de ficheiros (material de trabalho), por meio de Web conferências e Chat.

2.      O Programa de Gestão Escolar continuará a ser utilizado como a plataforma de gestão escolar, nomeadamente para registo de sumários e presenças.

3.      Será também utilizado o correio eletrónico como meio de comunicação;

4.      No caso dos alunos sem acesso à internet, será avaliado caso a caso pelo orientador educativo de turma que entrará em contacto com o aluno.

5.      Não haverá lugar à realização da FCT. Será adiada para o próximo ano letivo. No caso dos alunos do 3.º ano aguardamos indicação da tutela.

6.      No caso alunos do 3.º ano, a apresentação PAP´s será coordenada pelos diretores de curso e será operacionalizada por videoconferência.

7.      O apoio aos alunos, no que se refere à Educação Inclusiva, será assegurado, mediante concertação da Professora de educação especial e o aluno/família;

8.      O Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional continuará a acompanhar os alunos, ao nível do apoio psicopedagógico e especificamente os alunos que pretendam ingressar no ensino superior.

O(a) vosso(a) orientador(a) educativo(a) de turma estará convosco no teams para a primeira aula síncrona, no próximo dia 15, às 14h30, no sentido de orientar o vosso plano de trabalho semanal.

Observações: Estas são as indicações de que dispomos até ao momento. Estaremos sempre em contacto para comunicar eventuais alterações que sejam emanadas pela tutela.

Desejamos a todos um bom trabalho e longe ou perto, estaremos sempre disponíveis para vos apoiar! E até estarmos todos juntos de novo, mantenham-se em casa e continuem a cumprir todas as normas da Direção Geral de Saúde.

Continuamos a contar convosco!