Notícias » COMUNICADO 3º PERÍODO
13 Abr 2020


A EFTA – Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro emite agora um comunicado, na sequência da suspensão das atividades letivas até ao passado dia 9 de abril.

 

O Conselho de Ministros a 9 de abril decretou um novo conjunto de medidas extraordinárias de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus-COVID-19:

 

Foi aprovado o Decreto-Lei 12- A/2020, que estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito dos ensinos básico e secundário.

 

      O diploma define, nomeadamente, as seguintes alterações para o ano letivo 2019/2020, no que ao ensino secundário se refere:

·        O terceiro período inicia-se no próximo dia 14 de abril, mantendo-se suspensas as atividades letivas e formativas presenciais nas escolas;

·        Avaliada a evolução da situação epidemiológica COVID-19, o Governo pode decidir retomar as aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, garantindo-se o distanciamento social (aulas, salas, turmas) e justificando-se as faltas dos alunos cujos encarregados de educação optem por não deixar frequentar;

·        O 10.º ano de escolaridade permanece até ao fim do ano letivo no modelo de ensino não presencial;

·        São cancelados os exames finais nacionais, quando realizados por alunos internos, para efeitos de aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário.

·        Os alunos apenas realizarão exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de concurso nacional de acesso ao ensino superior;

·        Para conclusão do secundário, as classificações de cada disciplina têm por referência o conjunto do ano letivo, incluindo o trabalho realizado ao longo do 3.º período;

·        O 3.º período terminará a 26 de junho de 2020.

 

Assim, tendo em conta as orientações do Governo, a Escola definiu que:

 

1.      As aulas decorrerão à distância com recurso à Plataforma Microsoft Teams:

1.1   Foi criada uma conta de e-mail no Microsoft office, para acesso à referida plataforma, para cada aluno (será fornecida por cada OET, que será enviado atempadamente);

1.2   Segue um link com indicações para acesso do aluno à plataforma: https://support.office.com/pt-pt/article/comece-a-trabalhar-na-sua-turma-6b5fd708-35b9-4caf-b66e-d8f2468e4fd5#ID0EBBAAA=Students_

 

 

1.3   Esta plataforma possibilitará o desenvolvimento de trabalho síncrono (conectado em tempo real) e assíncrono (desconetado do momento real), partilha de ficheiros (material de trabalho), por meio de Web conferências e Chat.

 

2.      O Programa de Gestão Escolar continuará a ser utilizado como a plataforma de gestão escolar, nomeadamente para registo de sumários e presenças.

 

3.      Será também utilizado o correio eletrónico como meio de comunicação;

 

4.      No caso dos alunos sem acesso à internet, será avaliado caso a caso pelo orientador educativo de turma que entrará em contacto com o aluno.

 

5.      Não haverá lugar à realização da FCT. Será adiada para o próximo ano letivo. No caso dos alunos do 3.º ano aguardamos indicação da tutela.

 

6.      No caso alunos do 3.º ano, a apresentação PAP´s será coordenada pelos diretores de curso e será operacionalizada por videoconferência.            

 

7.      O apoio aos alunos, no que se refere à Educação Inclusiva, será assegurado, mediante concertação da Professora de educação especial e o aluno/família;

 

8.      O Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional continuará a acompanhar os alunos, ao nível do apoio psicopedagógico e especificamente os alunos que pretendam ingressar no ensino superior.

 

O(a) vosso(a) orientador(a) educativo(a) de turma estará convosco no teams para a primeira aula síncrona, no próximo dia 15, às 14h30, no sentido de orientar o vosso plano de trabalho semanal.

 

Observações: Estas são as indicações de que dispomos até ao momento. Estaremos sempre em contacto para comunicar eventuais alterações que sejam emanadas pela tutela.

 

 

Desejamos a todos um bom trabalho e longe ou perto, estaremos sempre disponíveis para vos apoiar! E até estarmos todos juntos de novo, mantenham-se em casa e continuem a cumprir todas as normas da Direção Geral de Saúde.

Continuamos a contar convosco!

 
 
  Voltar     |       Download pdf     |       Enviar por mail     |    
Partilhar Artigo

Ask  Ask
Multiply  Multiply
Delicious  Delicious
MySpace  MySpace
Digg  Digg
Reddit  Reddit
Facebook  Facebook
StumbleUpon  StumbleUpon
Google  Google
Tumblr  Tumblr
LinkedIn  LinkedIn
Twitter  Twitter
Live  Live
Y! Bookmarks  Y! Bookmarks