Cursos de Educação e Formação de Adultos*
 
*Cursos condicionados à aprovação pela Autoridade de Gestão do PO CH.
 
1. O que são?
Os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações.

2. Para quem são?
São para adultos que:
- Têm idade igual ou superior a 18 anos*
- Pretendem completar o 4.º, 6.º, 9,º ou 12.º ano de escolaridade
- Desejam obter uma qualificação profissional
*Excecionalmente poderá ser aprovada a frequência num determinado Curso EFA a formandos com idade inferior a 18 anos, desde que estejam inseridos no mercado de trabalho
Apenas os candidatos com idade igual ou superior a 23 anos podem frequentar um Curso EFA de nível secundário ministrado em regime diurno ou a tempo integral.

3. Qual a duração?
Têm uma duração variável de acordo com cada percurso formativo

4. Qual a certificação?
De acordo com o percurso formativo definido para cada formando, estes cursos podem conferir uma dupla certificação (escolar e profissional), uma certificação apenas escolar ou apenas profissional.

- Caso o formando conclua, com aproveitamento, um Curso EFA correspondente a um qualquer percurso formativo obterá um Certificado de Qualificações.

- Caso o formando conclua com aproveitamento, um Curso EFA de dupla certificação, um Curso EFA de habilitação escolar (3º ciclo do ensino básico ou ensino secundário) ou quando, a título excecional, concluir apenas a componente de formação tecnológica (por já ser detentor da habilitação escolar), terá direito à emissão de um Diploma.

- No caso de não concluir um Curso EFA, o formando verá registadas as Unidades de Competência (componente de formação de base dos cursos do ensino básico) e as Unidades de Formação de Curta Duração numa Caderneta Individual de Competências e obterá um Certificado de Qualificações discriminando as Unidades efetuadas.

5. Que cursos?
Hotelaria Restauração

- Empregado de Andares (Nível 2)

- Operador de Manutenção Hoteleira (Nível 2)

- Técnico de Cozinha/Pastelaria (Nível 4)

 

    Empregado de Andares   |    Sem data prevista

O Empregado de Andares é o profissional que, com base nas normas e técnicas de limpeza, arrumação, higiene e segurança, efectua o serviço de higienização, arrumação e decoração de quartos, casas de banho, andares e zonas comuns, bem como o demais serviço de andares nas unidades hoteleiras, podendo ainda, e complementarmente, efectuar o serviço de rouparia e lavandaria.
    Operador de Manutenção Hoteleira   |    Sem data prevista

O Operador de Manutenção Hoteleira é o profissional que, no respeito pelas normas do ambiente, higiene, segurança e saúde no trabalho, identifica e regista as avarias em edificações hoteleiras, efectua as manutenções, bem como as reparações simples nas redes de águas e esgotos, nas estruturas de madeira, metálicas e alvenaria, nos equipamentos de refrigeração e climatização, e n
    Técnico de Cozinha/Pastelaria   |    Sem data prevista

O Técnico de Cozinha-Pastelaria é o profissional que, no domínio das normas de higiene e segurança alimentar, planifica e dirige os trabalhos de cozinha e/ou pastelaria, colabora na estruturação de ementas, bem como prepara e confecciona refeições num enquadramento de especialidade, nomeadamente gastronomia regional portuguesa e internacional.
3 item(s) encontrado(s)
EM DESTAQUE +